Terça-feira, 24 de Abril de 2007
Investimento de Karacter Económico Abrangente
ou
Iniciativa Komprometedora Ecológica e Ambiental ...!?
Depois do TGV e da OTA, "fabricou-se" mais uma polémica no nosso jardim á beira-mar plantado, desta vez é a vez do IKEA que segundo os ambientalistas da QUERCUS, o governo desrespeitou o Ordenamento do Território e aprovou a nova fábrica do grupo sueco com uma localização nada favorável em termos ecológicos ...!
Ora então vejamos os factos económicos:
- Construção das três fábricas do grupo Ikea em Portugal;
- Criação de cerca de 1550 postos de trabalho directos e indirectos;
- Serão investidos 135 milhões de euros por parte do grupo sueco com um grande impacto em toda a região do Vale do Sousa;
- 60% dos componentes e das matérias primas para as novas fábricas da Ikea em Portugal virão do mercado nacional;
- 90 por cento da produção será para exportação, o que jogará a favor do equilíbrio da balança comercial portuguesa;
- Portugal é o 23.º maior fornecedor de material de mobiliário, empregando mais de 62 mil trabalhadores, o que ilustra o dinamismo do sector.
Contra os argumentos ecológicos:
- Suspensão do PDM, o Governo promoveu uma nova delimitação da REN do concelho de Paços de Ferreira para permitir a construção da fábrica do IKEA, "desrespeitando" assim o ordenamento do território em Portugal.
Ora contra factos não há argumentos, quem está contra ...!?
De Moura ao Luar a 30 de Abril de 2007 às 15:21
Já construiam era uma loja aqui na Mouralândia...
De O Café da Avozinha a 25 de Abril de 2007 às 18:41
Mais nada!!!
Abraços.
De Beetle Bug a 25 de Abril de 2007 às 16:28
Está certo que estamos na era do ecoconsumo, mas não parece que o argumento ecológico perde expressão, face a todos os benefícios económicos decorrentes da construção da fábrica? A economia está de rastos, haja investimento que venha contribuir para alguma recuperação.
Estava a ler o teu artigo e a pensar precisamente em Troia e no investimento Sonae. Todos muito preocupados com impactes ambientais e tal... está certo, mas tudo tem os seus limites! Desde que me conheço que me habituei a atravessar o rio e custou-me imenso ver o estado de degradação em que tudo foi ficando. Haja quem consiga dar a volta. Investimento nacional, estrangeiro, who cares? Venham postos de trabalho, desenvolvimento e criação de riqueza. É urgente!
Beijos para todos **
De Cristina a 25 de Abril de 2007 às 12:33
Concordo que temos que respeitar o ambiente, mas acho muito bem que tragam mais empresas para Portugal para ver se Portugal vai para a frente...Vocês não se andam sempre a queixar que não existem empregos, que não há trabalho, etc. etc??? Então quando existe uma oportunidade não a critiquem, e dem a boa vinda de braços abertos...
O mal do portugues é esse, sempre a reclamar, e nao querer trabalhar...
Digo mais, se todos os portugueses que residem em Portugal trabalhassem tanto como os que estão no estrangeiro, Portugal poderia ser um dos países mais fortes do mundo, mas não, o português só sabe trabalhar fora do seu país, nele não quer fazer nada pela vida...
Um fom feriado para ti
beijinhu
De minds a 24 de Abril de 2007 às 19:57
Exactamente!
Contra factos nao ha argumentos!!!
boa semana
jinhux :)
De Ana a 24 de Abril de 2007 às 19:26
Concordo que é necessário respeitar o meio ambiente e tal e coisa...Mas neste caso, acho que é importante e vantajoso para o país que as fábricas do Ikea venham para Portugal!!!
Se às vezes o PDM é "reajustado" para agradar a alguns senhores cheios de "papel" só para construírem a sua mansão de férias, acho que desta vez vale ainda mais a pena!!
De Fábula a 24 de Abril de 2007 às 18:09
é uma daquelas questões que dividem toda a gente.... mas uma coisa é certa, a economia raramente perde com o ambiente, essa é que é essa! :P
De Atlantys a 24 de Abril de 2007 às 16:04
Fundamentalismos não me agradam, desta vez apostava no investimento... A zona bem precisa.
Bjks à M&M e Cª.
De Marlene a 24 de Abril de 2007 às 15:23
enfim... sem comentários...
bjs
De papagueno a 24 de Abril de 2007 às 15:06
O Sócrates suga-nos tanto que até já temos que lavar a loiça com a água do banho. Pelo menos poupa-se água e detergente, é ecológico.
Um abraço a todo o pessoal da M&M & Cª
Comentar post